No dia 13 de abril, às 18h30, a Fundação Iberê Camargo realiza mais um Ciclo de Palestras. Tendo como tema a exposição Paisagens de Dentro, o debate conta com a presença da curadora da mostra, Icleia Borsa Cattani, e do pintor e professor Carlos Zílio, além das participações internacionais do inglês Michael Asbury e do francês Jacques Leenhardt.
Paisagens de Dentro, exposição do acervo Fundação Iberê Camargo, está em exibição até o dia 5 de setembro, tendo como foco as paisagens pintadas pelo artista gaúcho. Esse é um aspecto pouco estudado de sua obra, uma lacuna que a curadora busca preencher. Entre as pinturas da exposição está a tela Solidão, a última pintada por Iberê antes de sua morte.
Icleia é professora do Instituto de Artes da UFRGS e doutora em História da Arte Contemporânea pela Sorbonne, de Paris. Publica regularmente em livros, revistas especializadas e catálogos, no Brasil e no exterior. Michael Asbury é curador do Centro de Arte Contemporânea de Pharos, no Chipre, além de ser professor na University of Arts de Londres, onde coordena um núcleo de Arte Transnacional e mantém pesquisas relacionadas à arte brasileira. Jacques Leenhardt, curador e crítico de arte, é diretor de Estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Carlos Zilio, pintor e professor na Escola de Belas Artes da UFRJ, foi aluno de Iberê Camargo na mesma instituição durante a década de 1960. É um dos pioneiros no ensino de História da Arte no país.
O Ciclo de Palestras acontece no auditório da Fundação Iberê Camargo, na Av. Padre Cacique 2000, em Porto Alegre. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pelo email cultural@iberecamargo.org.br. As vagas são limitadas a 100 pessoas.
Confira a programação completa do encontro:
Confira a programação completa do encontro:
A pintura como instalação
Acima, Jaguari, 1941-1942
Nenhum comentário:
Postar um comentário