quarta-feira, 28 de abril de 2010

106) Pequenas empresas aprendem a exportar no Rio de Janeiro.


Pequenas empresas aprendem a exportar no Rio de Janeiro.

28/04/2010 09:27 - Portal Brasil
Pequenas empresas da região serrana do Rio de Janeiro recebem a partir desta quarta-feira (28) um curso gratuito sobre internacionalização dos negócios. A capacitação é uma prévia do Programa Primeira Exportação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) que será lançado em maio no Rio, dentro do programa mais amplo Rio Expoint.
O curso é realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro (Sedeis). Segundo o superintendente de Projetos Especiais da instituição, Nassim Mehedff, o Primeira Exportação tem o objetivo de apoiar micro, pequenos e médios empresários que já exportaram e pararam a atividade por alguma razão ou que querem entrar nos mercados internacionais.   
“Nesses dois dias de curso, eles vão entender todo o processo, as idéias iniciais do que significa exportar e internacionalizar as empresas das quais são proprietários”. No fim do curso, aqueles que optarem por assinar o termo de compromisso de participação no projeto poderão cumprir novas etapas que durarão até oito meses, “até que os empresários cheguem ao ponto de exportar corretamente”, disse o superintendente. 
Os pequenos empresários aprendem a fazer desde o diagnóstico das empresas para melhorar sua qualificação técnica, até providenciar aspectos legais e de financiamento.  O primeiro curso será realizado no Laboratório de Informática da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e dará ênfase às empresas do setor metalmecânico, fornecedor da cadeia de petróleo e gás do Rio, e  de tecnologia da informação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário