quinta-feira, 8 de abril de 2010

75) Chamada: XXIII Forum da Liberdade.

Atendendo ao pedido de minha amiga Anita Lucchesi (pessoa simpática e inteligente cujo blog recomendo a leitura), eis-me na divulgação da XXIII edição do Fórum da Liberdade. Na página do evento, pode-se encontrar informações detalhadas sobre o dito fórum que ocorrerá nos dias 12 e 13 do corrente mês. O responsável pela realização dessa atividade é o Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Ainda que este possa expressar certas posições simplistas no foro (como foi o caso dos discursos de certos membros seus no FL 2009), tem o mérito de chamar a Porto Alegre ótimos conferencistas (aqui os palestrantes deste ano) das mais variadas orientações e assim promover um bom debate.

Abaixo, texto informativo sobre esta edição e a programação do FL.

Vinícius Portella

Porto Alegre,
08 0212 abr 2010.


23° Fórum da Liberdade - Seis Temas para Entender o Mundo

O termo ideia pode ser entendido como imaginação, opinião, juízo, lembrança, invenção, conhecimento. Em qualquer uma dessas concepções, o vocábulo representa aquilo que diferencia o homem dos demais animais, a sua característica elementar, a razão. É de posse dessa faculdade que o ser humano desenvolve por meio de processos cognitivos, o que chamamos de ideias, elementos fundamentais para a sua existência e para a sua integração social.
Os homens, como indivíduos racionais que são, encontram nas ideias a amálgama que os une em sociedade, que os permite interagir e compreender uns aos outros, que organiza esta convivência, que os faz evoluir no entendimento do que é bom e justo.
O poder das ideias no processo social, portanto, é central e determinante, influenciando decisivamente a vida dos indivíduos, a matriz cultural dos agrupamentos sociais e, caminho natural, o progresso e a felicidade dos povos.
Nesse contexto, adotando uma visão aristotélica, expor ideias é mais do que um ato útil para o desenvolvimento social; é um dever próprio dos seres humanos, dotados que são de razão e arbítrio. Por isso, um espaço plural e livre,em que os entendimentos sobre o estado intelectual, artístico, científico, econômico e social da sociedade contemporânea são debatidos, não apenas auxilia a evolução sociocultural, como também permite aos que desse encontro participam a oportunidade de exercitar a faculdade humana por excelência.
É fundado neste pensamento que o Instituto de Estudos Empresarias apresenta a vigésima terceira edição do Fórum da Liberdade, intitulado “Seis temas para entender o mundo”. Neste ano, a organização do Fórum foi buscar, na obra de Ludwig Von Mises, as seis questões que constituirão as temáticas expostas, quais sejam i) capitalismo; ii) socialismo; iii) intervencionismo; iv) inflação; v) investimento estrangeiro; e vi) política e ideias. Os motes são, sem dúvida alguma, de grande relevo, e impactam fortemente a dinâmica de qualquer sociedade, motivo pelo qual suscitá-los, em um espaço que traduza diversos pontos de vista, indubitavelmente possui significativa repercussão sociocultural.
Essas questões serão abordadas por grandes palestrantes, de diversos campos do conhecimento e de variadas linhas do pensamento, conferindo ao evento uma característica muito especial: ser um ambiente de debate livre, multidisciplinar e plural.
É certo, portanto, que este próximo Fórum da Liberdade, ao debater ideias, representará uma oportunidade única para os seus participantes praticarem a faculdade humana por excelência, aquela que distingue os homens dos demais animais, a reflexão consciente, o uso da razão.
Afinal, como dizia Mises, “Ideias, e somente ideias, podem iluminar a escuridão”.





1º dia - 12 de Abril








14h00   |
Credenciamento
17h00    |
Abertura da Mostra Liberdade, Cultura e Ideias nas Seis Lições de Mises
18h00   |
Palestra Especial de Abertura - Carlos Ghosn Debate
19h00   |
Solenidade de abertura Entrega do Prêmios Libertas e Liberdade de Imprensa Cerimonial de abertura Pronunciamento Presidente IEE – Luiz Leonardo Fração Pronunciamento Governadora do RS – Yeda Crusius Prêmio Libertas – Helio Beltrão Prêmio Liberdade de Imprensa – Marcel Granier
20h30   |
1º Painel - Capitalismo Pedro Moreira Salles Eliodoro Matte Armínio Fraga Debate



2º Dia - 13 de Abril








9h00   |
2º painel – Socialismo Rodrigo Constantino João Quartim de Moraes Juan Fernando Carpio Debate
11h00   |
3º painel – Inflação Tom Woods Stephen Kanitz Ricardo Lopez Murphy Debate
14h00   |
Palestra Especial – Henrique Meirelles
15h00   |
4º painel – Intervencionismo Arthur Badin Eduardo Marty David Friedman Debate
17h00   |
5º painel – Investimento Estrangeiro Xingyuan Feng Fernando Navarrete David Neeleman Debate
19h00   |
6º Painel - Políticas e Ideias Jorge Johannpeter Fernando Henrique Cardoso Jorge Quiroga

Nenhum comentário:

Postar um comentário