terça-feira, 11 de maio de 2010

126) Nem todo japonês é igual... e antolho é coisa de cavalo!

Escuta-se de maneira difusa e engajada um certo discurso sobre a importância de se estudar a história da África, principalmente por ter sido o Brasil tão influenciado pela cultura africana. Eu concordo que a África deva ser estudada. O que discordo é quando tal estudo se vale de categorias maniqueístas e assim se passa à determinação do bom e do mau, do opressor e do oprimido, e toda uma série de relações complexas são demasiado simplificadas com fins políticos definidos a priori. Tem-se então não um ganho de compreensão, de descrição da realidade, mas a substituição de mitificações, por ventura existentes, por outras narrativas de natureza similar. Advogo uma formação humanista vasta que redunde num conhecimento sem privilégios à história de A ou de B, um conhecimento que aspire à consideração global dos acontecimentos. Assim, não é somente importante o estudo da história africana, como também da história relativa ao mundo islâmico, da Ásia, etc. Pois num mundo globalizado, interconectado, todas têm sua importância para a formação do quadro geral e suas repercussões devem procurar ser definidas da maneira mais objetiva possível e não por "simpatia" ou pelo politicamente correto. Pode-se gostar ou não dos EUA, mas a compreensão de muito do nosso mundo tomado de maneira mais global passa pela história desse país. Definitivamente, não nos devemos contentar com simplismos, com histórias da carochinha, nem limitarmos nossa visão como se usássemos antolhos à maneira dos cavalos. 

Abaixo, uma foto de pessoas ainus e uma pintura dos japoneses "puro sangue" representando-as. Provenientes do Japão setentrional, província de Hokaido, são de compleição bastante diferente dos japoneses tradicionais de nosso imaginário; nem todo mundo é igual naquele arquipélago... Nem na África. Convém uma vista no  Museu Ainu Poroto Kotan.

Vinícius Portella

Porto Alegre,
11 1148 maio 2010.



2 comentários:

  1. Os proprios japoneses não consideram que os ainus sejam japoneses. Alias, os japoneses sao tremendamente racistas. Por causa disso, por nao quererem assimilar imigrantes, eles vao ter um ENORME problema com sua populacao que envelhece rapidamente...
    Paulo Roberto de Almeida

    ResponderExcluir
  2. Ou começam por rever seu tratamento aos dekaseguis e aos imigrantes de outras nacionalidades em geral, ou sabe-se lá como vão se virar...
    Como achas mais provável que ajam e quais devem ser as principais implicações? No final, não serão obrigado a atrair estrangeiros?

    Abraços.

    ResponderExcluir