domingo, 9 de maio de 2010

124) Mire veja: os livros estão aí, basta interessar-se... (Divulgação do Desenvolvimento em questão: distribuidor de livros, revistas, etc).)


Cá venho divulgar o Desenvolvimento em questão: várias vertentes (ou no endereço alternativo) que pretende compartir os mais variados livros sobre uma gama imensa de temas. Sobretudo, o blog é direcionado às ciências sociais, encontrando-se também material de filosofia, etc. Assim o Desenvolvimento em questão define seus objetivos:

Desenvolvimento em questão: várias vertentes 
Blog que busca discutir e divulgar assuntos relacionado à dinâmica do desenvolvimento e suas (inúmeras) vertentes.
Os links estão disponíveis logo abaixo às postagens. Por isso, caso desejes determinado arquivo, copie e cole o link. 
Importante: Este blog não tem objetivo de fazer campanha a NENHUM PARTIDO POLÍTICO, muito menos LUCRAR com os downloads efetuados pelos visitantes, ou seja, não tem ganhos (em dinheiro) com o material postado aqui.
O objetivo principal é divulgar assuntos condizentes à temática do Desenvolvimento, independente da tendência política de cada autor com seu livro, postado neste blog.
Desta forma, qualquer pessoa que vier a denunciar este blog e seu DONO/moderadores, terá de provar que o mesmo está tendo lucro em dinheiro com o blog sem dar os devidos direitos autorais aos autores.
Todos os links e arquivos que se encontram no blog estão
hospedados na própria internet. Somente é indicado onde se encontram. Os moderadores/mediadores deste blog não têm responsabilidade alguma sobre os arquivos que os membros venham a baixar e para quê irão utilizá-los. Os membros que utilizarem este blog têm total conhecimento e aceitam os termos referidos acima, e qualquer desrespeito é de única e exclusiva responsabilidade dos mesmos.
Agradecemos desde já, sua ilustre visita.
Marcos Paulo e Tiago da Costa Martins
 Altamente recomendado esse blog. Já conto com Popper, Foucault, Leach, Lukács, Elias, Leach, Adorno, entre tantos. 
....
Por fim, como exemplo do que se encontra no Desenvolvimento em questão, a resenha e o link para download do Sociedade contra o Estado (Pierre Clastres). Somente li seu capítulo V, sem nada poder dizer de mais elaborado sobre o livro. Se por um lado Clastres levanta certos pontos interessantes para se pensar, por outro o rigor não é muito contemplado ao menos neste capítulo por mim lido. Ademais de chegar a utilizar uma linguagem quase que poética, inexiste, em muitas passagens, um argumento sólido que bem embase suas conclusões de modo a que um leitor possa aceitá-las necessariamente. No entanto, estas são, por ora, apenas impressões minhas, não uma crítica deveras elaborada.

Vinícius Portella

Porto Alegre,
09 0203 maio 2010.  

A Sociedade Contra o Estado - Pierre Clastres




A Sociedade Contra o Estado - Pierre Clastres

A Sociedade contra o Estado é uma obra fundamental cujo autor é Pierre Clastres, fundador da antropologia política e um dos maiores antropólogos de todos os tempos.

A sociedade contra o Estado, coletânea de onze artigos publicados por Pierre Clastres entre 1962 e 1974, é um dos mais importantes trabalhos de antropologia política já divulgados. Lançada em 1974, traz o sabor de sua época refletindo uma reviravolta nas ciências humanas, propiciada na década anterior por autores franceses como Claude Lévi-Strauss, Michel Foucault e Gilles Deleuze. 

Como estes, Clastres agarra-se ao projecto de uma forte crítica da Razão ocidental - no seu caso, uma crítica da Razão política, então aferrada em noções de dominação e subordinação. No entanto, Clastres morreu prematuramente (aos 43 anos), não podendo continuar, como queria e poderia ter feito, o seu projeto original de constituição de uma antropologia política geral. 

A tese que atravessa os textos da coletânea, fortemente alinhavados a despeito dos anos que os separam, é retumbante: a sociedade civil pode prescindir da figura do Estado, e isso pode ser verificado - empiricamente - na experiência de boa parte dos povos indígenas da América do Sul. Com efeito, o argumento lançado aguçou o interesse de antropólogos, filósofos e cientistas políticos. Se, por um lado, Clastres escrevia para especialistas em povos não-ocidentais, tocando num problema bastante delicado para eles - até que ponto essas sociedades podem ser ditas igualitárias? -, por outro, ele (re)abria uma séria discussão, própria da filosofia política, sobre a natureza do poder político.

Download do livro: Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário