segunda-feira, 8 de novembro de 2010

229) Alemanha: protesto contra trem radioativo acaba em confronto.


Alemanha: protesto contra trem radioativo acaba em confronto
07 de novembro de 2010  08h19  atualizado às 13h25

Policiais entram em confronto com manifestantes que bloqueavam a ferrovia em protesto, em Leitstade. Foto: Reuters
Policiais entram em confronto com manifestantes que bloqueavam a ferrovia em protesto, em Leitstade
Foto: Reuters

    A polícia alemã e manifestantes antinucleares se enfrentaram violentamente neste domingo, no norte da Alemanha, por causa da passagem de um trem com resíduos radioativos vindo da França.
    A polícia usou cacetetes e gases lacrimogêneos contra cerca de 250 pessoas que tentavam retirar partes dos trilhos pelo qual deve passar o trem perto de Metzingen, a 30 km de seu destino final, o centro de armazenamento de Gorleben. Em resposta, os militantes atacaram os policiais com bengalas, informou um porta-voz da polícia, Markus Scharf.
    Os resíduos processados pelo grupo francês Areva partiram da França na sextaf-eira e devem percorrer 600 km sob vigilância de 16 mil policiais alemães para chegar ao depósito, em Gorleben, na noite deste domingo.
    O trem com o carregamento de resíduos nucleares é considerado "o mais radioativo da história" por ecologistas e leva 308 contêineres com 123 t de resíduos nucleares vitrificados. Os dejetos correspondem, segundo a empresa Areva, ao consumo elétrico de 24 milhões de pessoas durante um ano.
    Os militantes ecologistas de ambos lados da fronteira multiplicaram as operações para atrasar o avanço da composição, acorretando-se à via férra ou em pontes próximas. O movimento antinuclear redobrou de intensidade na Alemanha desde que a chanceler Angela Merkel decidiu este ano alongar a vida útil das centrais nucleares, que seu predecessor havia decidido fechar em 2020.
    Mais de 16 mil policiais alemães foram mobilizados para proteger o comboio. No sábado, uma importante manifestação reuniu 50 mil pessoas, segundo os organizadores, e menos de 20 mil, segundo a polícia, em Dannenberg, perto do centro de Gorleben.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário